12:14  
     
      ALIMENTAÇÃO
      Somos aquilo que comemos
  Alimentação e Saúde
  Noções essenciais sobre como ter uma alimentação equilibrada
A alimentação deve ser feita de forma a oferecer ao organismo uma dieta adequada para se alcançar e manter uma composição corporal ideal, além de estar também implicada na redução dos riscos de problemas de saúde, como o desenvolvimento de cancros, da hipertensão arterial, doença coronária, AVC (acidente vascular cerebral), entre outras.

As necessidades diárias de nutrientes essenciais dependem da idade, da altura, do peso e da atividade metabólica e física de uma pessoa. Ela baseia-se na oferta dos 45 nutrientes essenciais presente nos alimentos, divididos em macronutrientes e micronutrientes.

A alimentação além do seu componente psicológico e instintivo, desempenha principalmente um papel nutritivo, ao suprir o organismo com proteínas, vitaminas e minerais, e elementos energéticos que proporcionam condições para a manutenção das células por todo o corpo.

ALIMENTAÇÃO E A SAÚDE

A alimentação reflete-se na saúde, por isso adotar um estilo de vida saudável além de prevenir doenças, contribui para se alcançar o equilíbrio de que precisamos para nos sentirmos bem com o corpo e a mente. Esse equilíbrio envolve uma alimentação rica, variada e saborosa e a prática de atividade física regular. Os alimentos fornecem nutrientes que são as substâncias que precisamos para nutrir nosso organismo, como: proteínas, hidratos de carbono, gorduras, vitaminas, minerais, fibras e água. Cada um deles possui funções específicas e fundamentais para o seu bom funcionamento.

As calorias dos alimentos não devem ser a única referência para a sua decisão de consumi-lo. O valor das fibras, vitaminas e minerais (informação nutricional) indicam o quão importante ele pode ser para a sua saúde, independentemente do número de calorias.

Esta é uma forma de garantir que toda a energia que consumir vai trazer com ela nutrientes que enriquecem o seu corpo, mantendo, assim, a forma física e a saúde em dia.

SEGREDOS DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Uma alimentação saudável não se pratica de repente, mas é sem dúvida uma opção que se faz dia-a-dia. Alguns segredos para manter o corpo em bom funcionamento por mais anos, são:

● Evitar ingerir alimentos com toxinas ou aditivos artificiais como enlatados ou refeições
   pré-preparadas para o consumo humano, vulgares nos supermercados
● Não comer alimentos com muita gordura tais como aqueles que são fritos
● Variar a alimentação e preferir alimentos biológicos
● Preferir as carnes brancas, incorporar na dieta legumes, frutas e outros vegetais
● Beber muitos líquidos pois a água completa o equilíbrio e o cuidado com o corpo

Uma alimentação livre de aditivos e toxinas e pobre em gordura e açúcares dá ao organismo mais facilidades metabólicas que se traduzem em mais anos de vida com mais saúde. O corpo humano pode ser comparado a um carro que resiste muito mais ao tempo quando tratado com combústivel e produtos de qualidade. Uma alimentação saudável é também o segredo para conseguir aumentar a beleza sem diminuir a saúde. Segundo pesquisas, o consumo exagerado de alimentos industrializados pode resultar em sérios problemas.

Uma pesquisa europeia revelou que a alimentação rápida, o chamado fast food, está entre as principais causas de doenças do coração. Também mostrou que dietas ricas em alimentos industrializados podem aumentar o risco de depressão. O consumo desses alimentos pode ainda elevar o risco do desenvolvimento de Alzheimer. O ideal é fazer uma alimentação com menor quantidade de gordura e açúcares.

3 CONSELHOS BÁSICOS PARA COMEÇAR

Seguir algumas dicas para melhorar a alimentação ajuda a emagrecer e também a elevar a qualidade de vida agora e no futuro; afinal a alimentação está ligada à saúde e muitas vezes é a causa de doenças como gastrite, diarreia, obesidade e até problemas de desenvolvimento físico (como o raquitismo) e cognitivo, uma vez que crianças com fome ou desnutridas têm menos capacidade de aprendizagem.

● Comece o dia a beber água

Comece o dia bebendo água. Beber um copo de água pela manhã "desperta" o sistema digestivo e também estimula os intestinos. Este é um hábito muito bom especialmente para quem sofre de prisão de ventre, e esse hábito muito simples pode ajudar a amenizar muito o problema fazendo o intestino reagir ao estímulo logo pela manhã. Também de algum modo re-hidrata o corpo logo bem cedo no dia.

● Não compre alimentos prontos para comer

Não compre alimentos prontos para comer, economize trabalho na cozinha preparando refeições simples apenas cozinhando os alimentos, ou comendo-os crus no caso das frutas e de muitos vegetais. Evitar comprar pratos congelados, pré confeccionados, ou mesmo prepará-los com muito tempero e molhos, além de economizar trabalho e dinheiro também é muito mais saudável. Reduza o sal substituindo-o por ervas aromáticas.

● Coma com prazer e sem ser à pressa

Coma com prazer os alimentos que gosta mais, se esses alimentos não combinam com um corpo perfeito, diminua as suas quantidades incluindo outros alimentos que também gosta, mas que são mais saudáveis para se sentir saciada, completar a refeição e ainda se sentir feliz. Por exemplo, se gosta de comer chocolate, nunca coma o chocolate quando estiver com fome ou em jejum, faça uma refeição equilibrada como se comprometeu e depois coma uma quantidade pequena de chocolate para "matar" a vontade.

Fazer uma alimentação equilibrada é muito importante para a forma física e para a saúde, mas como o bem-estar mental também conta, deve escolher um regime alimentar adaptado ao seu estilo de vida e preferências e também adequado aos horários; isto é a chave para manter uma alimentação saudável sempre.

Farmácia MARISOL
Praceta Manuel Fevereiro Nº 1–F MARISOL
2820-382 CHARNECA DE CAPARICA
HOME | A FARMÁCIA | PRODUTOS | SERVIÇOS | CONTACTE-NOS
Copyright (C) 2012, FARMÁCIA MARISOL - Todos os direitos reservados. Website concebido por www.webzenite.net distribuido por www.tecniware.pt