19:26  
     
       CONSELHOS ÚTEIS
      Aqui pode encontrar alguns conselhos importantes
  CONSELHOS ÚTEIS COMPILADOS PELA FARMÁCIA MARISOL
  Visite o nosso site para estar sempre informado
OSTEOPOROSE
A osteoporose evolui sem sintomas e afecta sobretudo os mais idosos. Numa fase mais avançada podem surgir indícios da patologia através de alterações na forma do corpo, dor intensa nas costas e fracturas causadas por traumatismos ligeiros. Embora não tenha cura, é controlável com medicação e praticando um estilo de vida saudável, ou seja, uma boa alimentação e prática regular de exercício físico.

EXERCÍCIO FÍSICO
Fazer exercício físico, como caminhar, nadar ou pedalar, fortifica os músculos e os ossos. Deixar de fumar (se for o caso) e limitar o consumo de álcool e cafeína também pode promover a saúde dos seus ossos, assim como escolher alimentos ricos em cálcio e vitamina D.

ALIMENTAÇÃO
A alimentação deve ser diversificada. Não existem alimentos “bons” ou “maus”, pois são todos importantes para o organismo, desde que não consuma nada em excesso. Em regra, prefira o peixe à carne, e coma fruta e legumes (produtos hortícolas). Faça várias refeições ao dia e beba bastante água ao longo do dia. Prefira água, sumos de fruta 100% e polpa de fruta do que refrigerantes. Preste atenção aos rótulos das embalagens e evite açúcar, gordura e sal. Modere o consumo de álcool.

PEQUENO-ALMOÇO
O pequeno-almoço é a refeição que deve tomar sempre antes de sair de casa. Saltar esta refeição provoca consequências adversas à saúde e ao desempenho durante a manhã. De manhã opte por uma refeição equilibrada de produtos lácteos, cereais, pão e fruta. Com estes alimentos, está a garantir os nutrientes essenciais para o pleno funcionamento do seu organismo. Come sempre antes de sair de casa?

DESPORTOS INDIVIDUAIS
Desportos individuais, como é o caso da natação podem contribuir para o aumento da autoestima da criança. Por outro lado, os desportos coletivos promovem as suas capacidades sociais e de trabalho em equipa. Qualquer que seja a opção, é essencial que se pratique uma atividade física de forma regular. Antes de escolher um desporto para o seu filho, pense nas capacidades que ele mais precisa de desenvolver, se tiver dúvidas o melhor é falar primeiro com um especialista como por exemplo o pediatra ou professor de ginástica.

GLAUCOMA
Sabia que os seus olhos podem sofrer de “tensão alta”? O aumento da pressão intra-ocular está relacionado com o Glaucoma, a mais silenciosa das doenças dos olhos que chega devagar e quase sempre sem sintomas. A maioria das pessoas só se apercebe quando a visão já está muito comprometida, por isso, é tão importante que consulte o oftalmologista de forma regular. Se tiver dúvidas coloque-as ao seu farmacêutico.

RECÉM-NASCIDOS
Recém-mamãs e papás, isto interessa-vos. Entre os 4 e os 6 meses de idade, o leite só por si já não é suficiente para alimentar os bebés e é altura de lhes apresentar novos alimentos, novas texturas, cores e odores. No entanto, deve iniciar um novo alimento, em pequena quantidade, e ir aumentando gradualmente, respeitando um intervalo mínimo de uma semana entre cada alimento. Assim, está não só a facilitar a adaptação do bebé aos novos sabores, como também a possibilitar a deteção de possíveis reações alérgicas. Sabiam que os alimentos que mais problemas causam são os que contêm glúten, ovos e leite de vaca?

ASMA
Esteja atento a sintomas como falta de ar, sensação de peito apertado, tosse e pieira (“gatinhos”, “ chiadeira” ou sibilância, a população em geral não sabe o que é pieira). Existem vários fatores que podem desencadear crises respiratórias, como pólens, pêlos de animais, poluição, temperaturas baixas e fumo de cigarro. O tratamento pode passar pela administração de medicamentos preventivos ou sintomáticos.

MEDICAMENTOS E CRIANÇAS
Nem todos os medicamentos podem ser administrados a crianças até aos 12 anos. Os medicamentos lá de casa como a aspirina e todos os que contiverem ácido acetilsalicílico ou salicilato devem ser evitados, exceto nos casos de indicação médica. Para aconselhamento, procure o seu farmacêutico.

VITAMINAS
A quantidade e diversidade de vitaminas varia entre os alimentos. A carne, o peixe, os cereais, lacticínios, vegetais e os ovos podem ser fontes alimentares para vitaminas do complexo B. Estas vitaminas, tal como todas a outras vitaminas, ajudam a transferir e armazenar a energia no organismo. São necessárias para um pleno funcionamento do seu organismo. É fundamental ter uma alimentação completa, equilibrada e variada para beneficiar de todas as vitaminas essenciais ao seu organismo.

CANSAÇO
Sente-se cansado/a? Talvez não esteja a dar ao seu corpo os nutrientes que ele precisa. Os suplementos vitamínicos poderão ser revigorantes numa fase de muito trabalho, ou cansaço sem razão aparente. Nem todos os suplementos vitamínicos são adequados a todas as pessoas, por isso, consulte o seu farmacêutico antes de iniciar a toma de qualquer produto.

DIABETES
Se tem diabetes, é importante controlar a glicemia, ter cuidado com a alimentação, fazer exercício físico regularmente, caminhar é uma boa escolha, e tomar os medicamentos de acordo com as indicações do seu médico. Dirija-se à Farmácia para saber se tem a glicemia dentro dos valores recomendados e esclarecer as suas questões.

VARIZES
O aparecimento de varizes é comum devido ao aumento de volume de sangue em circulação e porque o peso que as pernas sustentam é maior. Evite estar muito tempo sentada ou de pé e sentar-se de pernas cruzadas. Use meias de compressão para alívio e prevenção de complicações.

NEVE E FRIO
Se vai para a neve e para o frio tenha cuidado com o sol. A elevadas altitudes o risco de queimaduras por exposição solar é maior porque a neve reflete a radiação, devendo por isso usar um protetor adequado ao tipo de pele, um protetor labial e óculos de sol apropriados para a neve.

TENSÃO ARTERIAL
A melhor forma de prevenir a hipertensão arterial, é diminuir o consumo de sal, fazer exercício físico regularmente, não fumar e por último, mas não menos importante, medir regularmente a sua tensão na farmácia. O valor ideal de pressão arterial, independentemente da idade e do sexo, deve ser mais ou menos 120/80 mmHg.

SARAMPO
Os primeiros sintomas do sarampo são febre alta, tosse rouca e persistente, congestão nasal, conjuntivite e sensibilidade à luz. Após dois dias, surgem pequenos pontos irregulares com um centro esbranquiçado que aparecem dentro da boca e que são característicos da doença. Já teve sarampo? Recorda-se?

NUTRIÇÃO
Adoptar práticas e hábitos alimentares saudáveis não significa deixar de comer aquilo que gosta. O Serviço de Nutrição está disponível na Farmácia Marisol, que após analisar os seus hábitos alimentares, ajuda a escolher e combinar os alimentos que fazem parte de uma alimentação saudável adequada à sua idade, peso, altura e actividade física com a indicação do número de porções de todos os grupos de alimentos recomendados e apoio na escolha e utilização segura de suplementos alimentares.

GRIPE E CONSTIPAÇÃO
É fácil confundir a gripe com a constipação, mas são doenças diferentes. A constipação pode ser causada por diversos vírus, e, ao contrário da gripe, os sinais e sintomas são limitados às vias respiratórias superiores, provocando irritação na garganta, nariz entupido, espirros, olhos húmidos, e dor de cabeça. Já a gripe, causada unicamente pelo vírus Influenza, causa mal-estar geral, febre alta, dores musculares e articulares, dores de cabeça e tosse seca. Previna-se tanto da gripe como das constipações. Sabia que todos os anos o vírus da gripe aparece com uma nova face? É por essa razão que deve vacinar-se contra a gripe todos os anos, podendo a vacinação ser feita durante toda a época de Outono/Inverno. Desta forma reduz a probabilidade de contrair o vírus, diminuindo a gravidade dos episódios de gripe e das suas complicações. Não se esqueça: antes de ter gripe, vacine-se na farmácia.

PELE SECA
Sabia que as mãos e os lábios são as zonas mais afectadas pelo Inverno? O aspecto desidratado, as gretas, a descamação e a vermelhidão são os sintomas que mais se manifestam devido à diferença de temperaturas. Redobre os cuidados com a sua pele. Utilize cremes hidratantes e beba muitos líquidos para prevenir a "secura".

TRISSOMIA E SÍNDROME DE DAWN
Já reparou como é cada vez mais comum ser mãe pela primeira vez depois dos 35 anos? Apesar de ser considerada, do ponto de vista médico, uma gravidez de risco, o mais importante é ter um bom acompanhamento pré-natal. Ser mãe mais tarde aumenta, entre outros, o risco de diabetes e hipertensão gestacional, o risco de uma gravidez múltipla, de nascimento prematuro e a probabilidade de ocorrerem alterações genéticas, como a trissomia 21 ou Síndrome de Down. No entanto, estes riscos não são impeditivos de prosseguir o seu sonho de ser mãe, implicam sim um acompanhamento médico mais rigoroso. Se seguir à risca os cuidados a ter, não apenas de adequação da alimentação mas também do estilo de vida e respeitar as recomendações do seu médico não há razão para desistir do sonho de constituir uma família maior.

FRIEIRAS
Proteger é o segredo! Para evitar o incómodo das frieiras deverá pôr em prática algumas “dicas” simples. Procure proteger as zonas mais expostas do corpo com luvas, gorros, calçado confortável e um cachecol. Evite ainda as mudanças bruscas de temperatura e não se exponha a fontes de calor intenso pois agravam os sintomas. Saiba mais junto do seu farmacêutico.

QUEDA DE CABELO
Todos os dias perdemos cabelos! Em média, diariamente, e como consequência do processo de renovação capilar natural, perdemos entre 50 a 100 fios de cabelo, sem nos apercebermos. Esta queda, apenas se torna mais notória quando em acções simples como lavar ou pentear verificamos que os fios de cabelo estão cada vez mais presentes na banheira e na nossa escova! Para além da queda sazonal, as causas mais frequentes podem ser um período de maior stress, uma doença, um efeito secundário de um medicamento, a idade ou a hereditariedade. Não assista impassível à queda do seu cabelo! Podem existir soluções! Saiba quais são junto do seu farmacêutico.

ENXAQUECA
A enxaqueca pode ser hereditária ,afetando famílias inteiras, ou desencadeada por alguns dos seguintes fatores: stress, mudança de hábitos, carências alimentares e alterações hormonais nas mulheres. Aconselhe-se junto do seu farmacêutico acerca do melhor tratamento. Para além de este o poder ajudar no despiste de situações em que é importante que consulte o seu médico.

Farmácia MARISOL
Praceta Manuel Fevereiro Nº 1–F MARISOL
2820-382 CHARNECA DE CAPARICA
HOME | A FARMÁCIA | PRODUTOS | SERVIÇOS | CONTACTE-NOS
Copyright (C) 2012, FARMÁCIA MARISOL - Todos os direitos reservados. Website concebido por www.webzenite.net distribuido por www.tecniware.pt