5:47  
     
      SERVIÇO DE ACONSELHAMENTO VETERINÁRIO
      Este serviço está disponível 365 dias por ano
ESPAÇO ANIMAL
SERVIÇO DE ACONSELHAMENTO VETERINÁRIO PRESTADO PELA GLOBALVET
Na Farmácia Marisol poderá encontrar todos os medicamentos destinados ao tratamento de todas as doenças dos seus animais domésticos. Mas tamnbém dispôe de profissionais qualificados: para prestar um serviço de aconselhamento de qualidade aos nossos clientes temos apoio de retaguarda prestado por médicos veterinários, 365 dias por ano durante o horário de expediente da farmácia.

Para mais informações entre em contacto connosco através do telefone 212 962 564 / 5 ou fax 212 962 566.

A saúde dos animais domésticos é muito importante uma vez que eles convivem connosco. Deverá estar atento aos sinais de saúde e doença dos seus animais de modo a poder intervir rapidamente.
A SAÚDE DO CÃO

Os cuidados com a saúde dos animais de companhia dependem da atenção a eles dedicada pelos seus proprietários. A adopção de alguns procedimentos simples permite desenvolver a capacidade de detecção e tratamento precoce de muitos tipos de patologia.

Sinais de saúde: reconhecer que um animal está saudável implica conhecer os seus aspectos físicos e comportamentais. No caso do cão privilegia-se o bom estado corporal, assim como o comportamento interactivo, sociável e atento para com os humanos e outros animais.

Detectar sinais de doença: quando o funcionamento normal do organismo é perturbado, os animais apresentam alterações visíveis no corpo ou no comportamento.

As causas de doença são muito diversificadas, e os vários tipos de doença têm manifestações e consequências diferentes. A observação do cão doente e as informações prestadas pelo dono sobre os sintomas são úteis para o estabelecimento do diagnóstico. Uma vez identificada a doença, determina-se qual o tratamento mais adequado.

A melhor maneira de detectar eventuais alterações patológicas no cão é observar cuidadosamente o animal e conhecer os seus sinais fisiológicos. Para além das alterações corporais visíveis, também as alterações comportamentais são indicativas de patologia.
A alteração comportamental mais frequentemente identificada pelos proprietários dos animais diz respeito à alimentação. Um animal que subitamente deixa de se alimentar, estará seguramente doente. Os dados devem ser anotados, mantendo-se um registo dos resultados e procurar apoio Médico-Veterinário sempre que se verifique alguma alteração importante.

O que observar: a observação realizada pelos proprietários do animal deverá conter os seguintes elementos:

Rotina e actividades quotidianas ●
Movimentos e locomoção ●
Apetite e comportamento alimentar ●
Olhos - aspecto, coloração da mucosa e existência de secreções ●
Orelhas e pavilhão auricular-alterações na pele e secreção anormal ●
Boca - aspecto da mucosa oral, gengivas, dentes e língua ●
Respiração ●
Corpo e membros, incluindo a cauda, as patas e as unhas ●
Ânus, vulva, pénis e glândula mamária ●
Pele e pelagem ●
Odor corporal ●
Fezes e urina, micção e defecação ●
Peso e condição corporal ●

A SAÚDE DO GATO

Os cuidados com a saúde dos animais de companhia dependem da atenção a eles dedicada pelos seus proprietários. A adopção de alguns procedimentos simples permite desenvolver a capacidade de detecção e tratamento precoce de muitos tipos de patologia.

Sinais de saúde: o gato é um animal gracioso e simpático, de movimentos harmoniosos, ágil e seguro. O seu comportamento tranquilo e afectuoso torna-o um excelente habitante dos lares domésticos.

Algumas características comportamentais fazem com que seja único entre as demais espécies domésticas. Manifesta um cuidado extremo com a pelagem, que o faz ocupar grande parte do seu tempo a lamber, alisar e desembaraçar o pêlo e a remover o pêlo morto. Instintivamente desloca-se a um aglomerado de terra ou areia para urinar e defecar, cobrindo os excrementos de forma a ocultar a sua presença. Alimenta-se várias vezes ao longo do dia, petiscando pequenas quantidades de cada vez. As necessidades de repouso são elevadas, dormindo, na totalidade, cerca de 16 horas por dia, na totalidade. As alterações destes comportamentos específicos podem indicar, directa ou indirectamente, que a saúde do animal está comprometida. Mais frequentemente, as alterações do comportamento alimentar são as primeiras a ser reconhecidas pelos proprietários, sendo a anorexia um sinal inequívoco de doença.

Detectar sinais de doença: a melhor maneira de detectar eventuais alterações patológicas no gato é observar cuidadosamente o animal e conhecer os seus sinais fisiológicos. Os dados devem ser anotados, mantendo-se um registo dos resultados e procurar apoio Médico- Veterinário sempre que se verifique alguma alteração importante.

O que observar: a observação realizada pelos proprietários do animal deverá conter os seguintes elementos:

●  Rotina e actividades quotidianas
●  Movimentos e locomoção
●  Olhos - aspecto, coloração da mucosa e existência de secreções
●  Boca - aspecto da mucosa oral, gengivas, dentes e língua
●  Respiração
●  Corpo e membros, incluindo a cauda, as patas e as unhas
●  Ânus, vulva, pénis e glândula mamária
●  Pele e pelagem
●  Fezes e urina

 
Farmácia MARISOL
Praceta Manuel Fevereiro Nº 1–F MARISOL
2820-382 CHARNECA DE CAPARICA
HOME | A FARMÁCIA | PRODUTOS | SERVIÇOS | CONTACTE-NOS
Copyright (C) 2012, FARMÁCIA MARISOL - Todos os direitos reservados. Website concebido por www.webzenite.net distribuido por www.tecniware.pt